- Saia da Crise
- Posts
- Último ponto de vista sobre a gestão de crise de imagem em um órgão público
Último ponto de vista sobre a gestão de crise de imagem em um órgão público
Fechamento das análises sobre como a comunicação da prefeitura de Tubarão lidou com a prisão do prefeito e vice
Sejam bem-vindos!
Hoje encerro a sequência de postagens sobre a gestão de crise de imagem em um órgão público, mais especificamente na Prefeitura de Tubarão, quando o Departamento de Comunicação precisou lidar com essa grande bomba.
Quinto ponto: um estagiário faz diferença?
Dando sequência as análises realizadas sobre o caso, tomo a liberdade de detalhar ponto de vista de um estudante de jornalismo e estagiário que trabalhava no Decom na mesma época: eu! Ainda que em fevereiro a gestão de crise não fizesse parte dos meus estudos diários, a temática já chamava a atenção e com certeza o caso foi uma grande experiência.
Meu papel no gerenciamento de crise, assim como foi a tarefa principal de todos os membros do departamento, foi seguir o trabalho que já era feito. Mesmo na situação de crise, buscamos pautas e apuramos informações relevantes ao município, como questões ligadas a saúde, aos esportes, as obras, aos fechamentos de rua e etc.
O livro “A Era do Escândalo”, de Mário Rosa, traz um grande case sobre gestão de crise e nos permite fazer uma analogia. Logo no primeiro capítulo, Luiz Eduardo Falco, que foi executivo e liderou a empresa de aviação TAM no auge da crise causada por um dos maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil, traz uma decisão importante tomada à época, e que pode ser comparada com o momento vivido pela Prefeitura de Tubarão. Na oportunidade, quando um avião caiu logo que decolou na cidade de São Paulo, a decisão de não cancelar os demais voos pelo território nacional foi vista como acertada e auxiliou ao não agravamento da crise nas primeiras horas.
O jornalista Max Alexandre, citado no terceiro ponto de vista, chegou a confidenciar uma frase que vai totalmente ao encontro do referido caso, no qual eu sempre me baseio ao analisar e pensar melhores estratégias para as crises de imagem. Ele disse: “apesar da turbulência, o avião continuava voando”.
Agradeço a todos que acompanharam a série de postagens até aqui. Em virtude de provocações feitas em sala de aula, trarei uma crônica sobre gestão de crise de imagem no próximo conteúdo compartilhado (o que gerou uma crise pessoal).