• Saia da Crise
  • Posts
  • Cinco pontos de vista sobre o gerenciamento de uma crise

Cinco pontos de vista sobre o gerenciamento de uma crise

Convite a reportagem especial

Sejam bem-vindos!

Após uma provocação feita em sala de aula, trarei para você cinco pontos de vista sobre um grande caso de crise de imagem ocorrido e gerenciado em 2023. Trata-se daquela que pode ser uma das maiores adversidades enfrentadas por um órgão público: as prisões dos atuais prefeito e vice da cidade!

Este texto é meramamente um convite para o que virá na próxima semana, onde publicarei uma grande reportagem discorrendo sobre como o Departamento de Comunicação (Decom) da Prefeitura de Tubarão (SC) agiu quando o escândalo das prisões veio à tona. Ressalto também, que a partir deste texto, meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) começa a tomar forma, pois o tema da reportagem será meu objeto de estudo durante os próximos meses.

Na oportunidade, trarei o posicionamento do Secretário e Gestor do Decom de Tubarão, um comparativo com outra grande crise gerenciada pela comunicação da prefeitura, além do depoimento de um repórter e representante de um conhecido veículo de comunicação da região e que cobriu o caso do escândalo de perto.

As crises de imagem acontecem a todo momento. Somente em 2023, as reputações das Lojas Americanas, 123Milhas, Larissa Manoela e Casan foram abaladas por crises. Ainda nesta semana, o vereador do Rio de Janeiro e vice-presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Marcos Braz, brigou com torcedores em um shopping da capital carioca. Como a imagem do clube pode ser menos desgastada? Como a reputação do político será menos abalada?

Respostas que virão apenas com uma boa gestão de crise. Estar preparado com estratégias para evitar o cancelamento da marca e minimizar os impactos desgastantes através da mídia são exigências do mercado atualmente e eu posso te mostrá-las aqui no Sa!a da Crise.

Acompanhe a reportagem sobre a gestão da crise de imagem feita pelo Decom da Prefeitura de Tubarão com depoimentos e análises após a deflagração da “Operação Mensageiro”, que investiga um escândalo de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas nas áreas de coleta de lixo e saneamento em Santa Catarina.

Te espero na próxima semana!